Gravidez de alto risco: características e cuidados necessários

Toda gravidez oferece algum risco, porém, quando não apresenta nenhuma complicação é classificada como gestação de risco habitual. Quando há características que podem pôr em perigo a saúde da mãe ou do bebê, ela é considerada uma gravidez de alto risco, o que requer alguns cuidados a mais.

O ideal é iniciar o acompanhamento pré-natal tão logo a gravidez seja confirmada, a fim de garantir um desenvolvimento saudável e seguro para a mãe e o bebê.

O que caracteriza uma gravidez de alto risco?

Em primeiro lugar é importante deixar claro que cabe somente ao obstetra avaliar e classificar se há algum risco incomum na gestação. Isso depende das características de cada mulher, mas alguns fatores podem contribuir para essa condição:

• Histórico da mãe: mulheres que tenham passado por complicações em gestações anteriores ou mesmo que tenham histórico de gravidez de risco na família estão mais propensas a uma gestação de alto risco.
  • Estilo de vida: sedentarismo, obesidade, má alimentação, consumo de álcool, tabaco e outras drogas também podem prejudicar a saúde gestacional.
  • Hipertensão: tanto os casos de hipertensão crônica quanto aqueles desenvolvidos durante a gravidez podem interferir no crescimento do bebê e também na função renal da mãe. O quadro pode levar ao desenvolvimento de pré-eclâmpsia.
  • Diabetes: esta doença é causada por alterações no desempenho da insulina, sobrecarregando o pâncreas e gerando aumento da glicose no sangue. Pode ser um problema pré-estabelecido ou surgir durante a gravidez (diabetes gestacional).
  • Desenvolvimento do bebê: quando há alguma anormalidade no desenvolvimento do feto isso também pode caracterizar uma gestação de alto risco. Em caso de gravidez gemelar (mais de um bebê) também é necessário redobrar a atenção.

Cuidados necessário

Independente da classificação, alguns cuidados são fundamentais para o bem-estar de qualquer gestante. É importante que ela receba apoio de toda a família, pois seu corpo está passando por muitas mudanças.

O primeiro cuidado fundamental é iniciar o quanto antes o acompanhamento pré-natal, como já foi dito. Em segundo lugar é indispensável seguir as recomendações dadas pelo obstetra. Algumas mulheres precisam fazer repouso ou evitar algumas atividades físicas.

Também é indicado não tomar remédios sem orientação médica, suspender o consumo de álcool, tabaco, outras substâncias químicas e diminuir  a ingestão de cafeína.